Aconteceu a todos nós que passamos muito tempo até decidirmos lavar o carro ou, pelo menos, remover a poeira acumulada por dias. Mas o motor é uma área com a qual não estamos muito familiarizados e com a qual dedicamos pouca atenção, é uma área que nos causa um pouco de medo de abordar porque não temos o conhecimento e sabemos que nos encontraremos com um panorama desconhecido.
Embora o motor do carro possa ser limpo normalmente, como lavá-lo adequadamente requer cuidados especiais e algumas considerações anteriores que mostramos aqui.

Apesar dessa resistência em observar o estado do motor, é muito importante que nos preocupemos com a remoção de graxa, poeira e óleo dessa estrutura fundamental para a operação do veículo e entendemos como limpar o motor do carro.

Você já se perguntou se pode lavar um motor de carro?

Bem, sim, você pode, e aqui detalharemos algumas etapas úteis e eficazes para entender não apenas como limpar um motor de carro externamente e corretamente, mas primeiro verifique se você tem os seguintes elementos ao seu alcance:

Escova
Bolsas de plástico
Detergente
Desengordurante
Agua
Luvas

Como lavar o motor do carro passo a passo

Com esses elementos em mãos, você pode começar a limpar o motor do seu carro:

1.A primeira coisa é aquecer um pouco o motor, mas sem atingir a temperatura operacional. Deixe esfriar, pois, caso contrário, o contato de água fria com o motor quente pode ser prejudicial.
2.Tome a precaução de embrulhar as peças que você não deseja molhar com sacos plásticos; como o alternador, as conexões elétricas e qualquer filtro descoberto.
3.Em seguida, aplique o desengordurante no compartimento do motor, mas certifique-se de pulverizar apenas áreas com graxa e sujeira. Aplique também o desengordurante no firewall e deixe absorver por cerca de 20 minutos.
4.Para remover o desengordurante, você pode ocupar uma mangueira de água com pulverizador e, assim, alcançar todos os cantos.
5.Com as luvas, ocupe cerca de 100 ml de detergente e coloque-o em um frasco de spray com água, para começar a limpar outras áreas do motor que você só pode alcançar com as mãos. Em seguida, retire o detergente restante com a mesma luva molhada.
6.Agora você deve esperar o motor secar para remover os sacos plásticos.
7.Finalmente, você pode aplicar protetores de plástico com um pedaço de microfibra e espalhar em mangueiras e áreas de plástico. Deixe secar e ligue o motor do carro.

A recomendação geral sobre como lavar o motor de um carro não é fazê-lo com água pressurizada, pois pode danificá-lo. É melhor gastar cerca de quatro horas, faça-o com as próprias mãos e sem carregar os elementos elétricos.

Para verificar se tudo está no lugar e se nenhum ruído estranho apareceu, você pode deixar o motor em funcionamento por alguns minutos e prestar atenção ao som que ele produz.

Agora você pode dizer que sabe como limpar o motor de um carro com propriedade.

  • Lembre-se de que o motor do carro possui peças elétricas que podem ser perigosas ou danificadas pelo contato com a água.
  • Ele também possui peças móveis que precisam de lubrificantes e cuidados especiais.

Fonte: // https: //www.cleanipedia.com/ar/fuera-de-la-casa/como-limpiar-el-motor-del-auto.html